Vegetais: Incríveis Benefícios Para Sua Saúde

Vegetais: Incríveis Benefícios Para Sua Saúde

Vegetais – Atualmente todos de uma forma ou de outra estamos procurando modificar nossos hábitos de vida. Tanto na alimentação quanto em outros setores de nossa vida. Em todos os canais estamos vendo a propagação da teoria de uma vida mais saudável, de novos hábitos.

Se observarmos, houve uma diminuição significativa de fumantes no brasil, pois as campanhas publicitárias, os influenciadores digitais, as novas regras, tudo caminhou no sentido da mudança de hábito, pois certamente lagar de fumar traz uma vida muito mais saudável, tanto para nós quanto para os que convivem conosco.

Quando falamos na prática de exercícios físicos, também notamos este mesmo caminhar, hoje a quantidade de pessoas que possuem o hábito de praticar exercícios regularmente é muito maior do que a poucos anos atrás. Muitos ainda vão além, praticam exercícios como forma de vida, demonstrando seus efeitos e resultados nas redes sociais, o que tem impulsionado cada vez mais pessoas a participarem desse modelo de vida.

Vamos falar hoje sobre a alimentação baseada nos vegetais e seus benefícios a nossa saúde. Aqui não queremos dizer que não se deva ter uma alimentação baseada em outros produtos, mas sim dizer a vocês o quanto é benéfico quando fazemos uma dieta equilibrada, diminuindo excessos, trocando alimentos não tão saudáveis por alimentos que certamente produzirão um resultado satisfatório para nossa saúde.

É hora de mudar de hábitos

Só percebemos o valor da nossa saúde quando ficamos doente. Certamente pensamos, poxa, como é ruim passar por isso. E nesse momento pensamos, preciso dar mais valor à minha saúde. Certamente uma mudança abrupta de hábitos não é assim realmente tão fácil, porém podemos começar aos poucos e ir realmente mudando nossos hábitos.

Sempre é bom ter pessoas que possam dividir esta experiência com você. Portanto, reúna-se com sua família e decidam juntos fazer essa mudança na alimentação. Será bem mais fácil seguir em frente com a união de todos, principalmente pelo fato de já ir demonstrando a seus filhos um modelo de vida mais saudável.

Vamos deixar de lado aquela dieta baseada em salgadinhos, refrigerantes, sanduiches, massas e trocar ou tentar diminuir este tipo de dieta por uma dieta enriquecida com mais vegetais? Seu corpo e sua mente vai certamente agradecer.

Os vegetais

Podemos dizer que os vegetais são alimentos que são compostos por frutos, folhas, tubérculos e caules entre outros. Possuem grande quantidade de vitaminas e minerais essenciais a um bom funcionamento do nosso organismo.

São classificados de acordo com a parte da qual consumimos. Temos então, raízes, caules, folhas, frutos e tubérculos.

De uma forma geral, o consumo de vegetais possibilita além de uma fonte rica de vitaminas, a melhora do nosso sistema imunológico, prevenção do envelhecimento, proporciona uma melhoria no funcionamento dos órgãos de nosso corpo, são ricos em fibras e além disso podem prevenir muitas doenças. Sem dizer o fato de que para aquelas pessoas que necessitam perder peso ou estão realizando alguma dieta, eles são essenciais.

Os vegetais mais ricos em proteínas

Certamente os vegetais são importantes fontes de proteínas saudáveis ao nosso organismo. Aqui vamos listar algumas que estão no topo da lista.

Em primeiro lugar o famoso espinafre. Não é por acaso que o famoso desenho do popai já mostrava o poder do espinafre, para os mais antigos certamente será uma boa lembrança. O espinafre possui 49% de proteínas em sua composição, ocupando o primeiro lugar dos vegetais de coloração verde.

Em segundo da lista temos a couve, que comporta 45% de proteínas em sua estrutura. Não iremos neste post comentar sobre a composição e os benefícios de cada um individualmente, tema para outros posts que faremos aqui no saudável.info.

Os brócolis, nosso terceiro colocado da lista apresenta também 45% de proteínas em sua composição. Lembrando sempre que quanto mais cru optarmos pelos vegetais mais manteremos suas propriedades.

E para fechar nossa lista temos a couve, que possui 40% de proteínas em sua composição.

Os vegetais mais ricos em vitaminas

Novamente aqui neste post vamos apenas citar os vegetais e suas vitaminas, falaremos deste tema em outro post, onde vamos identificar cada benefício das vitaminas que os vegetais nos proporcionam.

De certa forma, as vitaminas presentes nos vegetais dependem razoavelmente da sua coloração.

Para vegetais cor verde, e aqui não citaremos todos os vegetais, sã ricos em vitaminas A, B5, B9, K e C, possuindo também em sua composição outros minerais importantes ao nosso organismo.

Para vegetais de cores avermelhadas, são ricos em vitamina C, além de serem ricas fontes de antioxidantes, substâncias de grande importância para nosso corpo, pois são excelentes no combate aos radicais livres que podem levar ao desenvolvimento de câncer.

Vegetais de cor alaranjada são ricos em vitamina C, além de possuírem carotenoides e flavonoides importante fonte de proteção para doenças cardíacas e bom funcionamento do nosso organismo.

Vegetais de coloração roxa, são ricas em vitamina B1, auxiliam na preservação da memória e na saúde de nosso coração. Possuem ainda a capacidade e reduzir o processo de envelhecimento das nossas células.

Nos vegetais de coloração branca, são ricos em vitamina C, possuem minerais essenciais ao bom funcionamento de nosso organismo além de possuírem uma boa quantidade de fibras, que ajuda no bom regulamento de nosso intestino.

O importante é que você faça o consumo de todos os tipos de vegetais, sem priorizar uma coloração ou outra, pois cada um deles tem a sua importância para uma alimentação saudável, rica em proteínas, vitaminas e minerais.

Benefícios dos vegetais para nossa saúde

Destacamos acima as propriedades dos vegetais, certamente de forma superficial. O blog irá dedicar um estudo específico para cada um dos itens tratados acima, mas por hora podemos dizer que os vegetais são excelente fonte de fibras, ajudam a reduzir o colesterol, proporciona uma saciedade, reduzindo assim o ganho de peso e fortalecendo nosso sistema imunológico evitando assim o aparecimento de uma gama de doenças.

Portanto, vamos mudar nossos hábitos, pois com a saúde não se brinca já diziam nossos avós. Certamente que podemos aos poucos adicionando estas maravilhas a nossa dieta, tratando nosso organismo de forma mais correta, mais saudável, obtendo assim uma qualidade de vida muito mais efetiva.

Leia Também:

Os 4 Incríveis Benefícios da Uva Para Nossa Saúde
As 5 Frutas Mais Bizarras do Mundo

Luiz Claudio Garcia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *