Os 4 Incríveis Benefícios da Uva Para Nossa Saúde

Os 4 Incríveis Benefícios da Uva Para Nossa Saúde

Benefícios da Uva Para Nossa Saúde – A uva é uma das frutas mais antigas da qual se tem conhecimento, seu consumo e produção inicia em torno de 6 mil a 8 mil anos atrás, nas regiões do Oriente Médio.

E também não por acaso é neste período que se tem notícia das primeiras produções alcoólicas da humanidade, pois nesta época foi descoberta a levedura, um dos micro-organismos que ocorre naturalmente na casca da uva.

Devemos realmente agradecer aos nossos ancestrais por esta descoberta, pois hoje podemos nos deliciar com esta fruta maravilhosa e ainda saborear aquele vinho, seja tinto, seco, doce e os maravilhosos espumantes.

Existem realmente milhares de variedades de uva, chegando a quase 5 mil diferentes qualidades que são produzidas ao redor do mundo. Algumas mais famosas do que outras, destacando-se a Sauvignon, Pinot Noir, Malbec e Chardonay.

Dentre os maiores produtores mundiais desta fruta especial podemos destacar o Chile, um dos mis importantes produtores mundiais, a Argentina, Portugal, França, Itália e Espanha. Porém um novo país vem se destacando na produção da fruta.

A China avança e já é o maior produtor em quantidade de uva do mundo, chegando a uma produção anual perto de 77 milhões de toneladas por ano. Mas vamos realmente ao que importa, os benefícios da uva para a saúde.

Poderíamos falar de vários benefícios da uva para nossa saúde. Ela possui efeitos antioxidante, ação anti-inflamatória, antimicrobiana, antiarcinogênica, melhora a dilatação dos nossos vasos sanguíneos, diminui o colesterol ruim, auxilia no controle da pressão arterial dentre outros. Mas aqui vamos destacar apenas os 5 melhores efeitos benéficos para a saúde.

1 – Controle da pressão arterial

A quantidade de pessoas que sofrem de problemas arteriais no Brasil é muito grande, por isso se torna um problema de saúde pública e que deve ser levado muito a sério.

Controlar nossa pressão arterial nos faz ter uma vida mais saudável e evitar problemas futuros. A uva possui um componente importantíssimo, que é o potássio.

O mineral potássio atua na neutralização do sódio em nosso organismo o qual é um dos maiores responsáveis pelos problemas de pressão arterial. Portanto o consumo de uva reduz a quantidade de sódio em nosso organismo controlando nossa pressão arterial.

2 – Reduz as possibilidades de desenvolver câncer

Podemos compreender que este é um dos melhores benefícios que o consumo e uva pode trazer a nossa saúde e bem-estar. O câncer é um flagelo que atinge milhares de brasileiros anualmente sendo um problema grave de saúde pública.

O principal componente na uva que auxilia nesta prevenção são os antioxidantes presentes na uva. Esses antioxidantes atuam sobre os radicais livres, que são prejudiciais ao nosso organismo, evitando o seu aparecimento e ainda consegue reparar lesões causadas por eles.

3 – Ajuda a equilibrar a glicose no sangue

Outro grande problema de saúde na população mundial é a diabetes, que traz muitos prejuízos a saúde e afeta a vida das pessoas que possuem esta comorbidade.

Aparentemente poderíamos pensar que a uva seja prejudicial para as pessoas que possuem diabetes, pois ela é uma fruta adocicada e podemos ter a impressão de que ela elevaria o nível de açúcar no sangue.

Mas isso não é o que ocorre verdadeiramente, ela é até aconselhada para este grupo, pois elas não elevam os níveis de açúcar no sangue a além disso conseguem agir no equilíbrio da insulina e da glicose no organismo.

4 – Atua na inibição de problemas cardiovasculares

No mundo anualmente mais de 17 milhões de pessoas falecem por problemas cardiovasculares, no Brasil, dados de 2019 mostram que perto de 300 mil pessoas morreram por problemas cardíacos, mostrando que esta é uma doença que muito preocupa os setores de saúde.

Com a correria do dia-a-dia acabamos nos tornando muito sedentários e isso tem se tornado um problema que está acarretando um aumento de doenças cardiovasculares na sociedade como um todo. A uva possui a vitamina K, que atua na ativação de proteínas que controlam a coagulação sanguínea contribuindo assim para a saúde cardiovascular.

Gostou do nosso texto sobre os benefícios da uva para nossa saúde? Deixe seu comentário aqui embaixo.

Leia Também:

Cerveja Engorda? O Que é Mito ou Verdade?

Luiz Claudio Garcia

2 comentários sobre “Os 4 Incríveis Benefícios da Uva Para Nossa Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *