Estresse: Os 5 Principais Alimentos Para Combate-lo

Estresse: Os 5 Principais Alimentos Para Combate-lo

Estresse – Atualmente nossas vidas são cheias de compromissos, atividades diárias, preocupações. O mundo atual nos pressiona a assumir muitos compromissos aos mesmo tempo. Isso tem gerado muita ansiedade na população em geral e sabemos que nada pode substituir os danos causados por esse efeito em seu corpo.

Horários ocupados, prazos de trabalho e outros fatores ambientais promovem o desgaste e reduzem as defesas naturais do corpo. Felizmente, há muito o que você possa fazer para combate-lo. Uma alimentação saudável tem um efeito positivo na redução destes sintomas de uma forma natural e eficaz.

Afinal o que é o estresse?

O estresse nada mais é do que uma reação natural de nosso organismo quando passamos por situações desagradáveis. Pode ocorrer quando estamos em um perigo eminente ou ameaça.

Quando estes fatores ocorrem o nosso corpo fica em estado de alerta, culminando em reações e alterações físicas e emocionais. Ele é uma defesa natural do corpo humano para nos alertarmos e nos prepararmos para situações inesperadas.

Níveis de Estresse

Temos duas formas de estresse que podem ocorrer, uma mais grave e outra mais amena.

O agudo é intenso e rápido, acontece normalmente em situações de perigo ou traumáticas. Normalmente tem um período de duração curta. Podemos citar a morte de um parente ou uma leve depressão.

O segundo caso e o mais recorrente na população brasileira é o crônico, ele é constante e duradouro, ele permanece no dia-a-dia, sendo recorrente a situações persistentes como uma vida muito agitada, corrida, cheia de tarefas das quais já não conseguimos dar conta.

Ele é mais suave, porém não menos prejudicial, pois afeta nosso bem-estar e nossas atividades cotidianas tanto no trabalho quanto a vida em sociedade.

Porém, existem certos tipos de alimentos que podem nos ajudar a combater todos estes sintomas, caso não consigamos momentaneamente sair da situação em que nos encontramos.

Certamente que o ideal é mudar nosso estilo de vida, diminuir a rotina e atacar duramente a causa de nosso estresse.

Vamos conhecer 5 alimentos capazes de nos ajudar a diminuir os sintomas causados por ele em nosso dia-a-dia.

1 – Mirtilos

Mirtilos são comprovadamente destruidores do estresse. Ele está repleto de antioxidantes que revivem e rejuvenescem as células danificadas do corpo. Ele neutraliza os radicais livres no corpo e evita danos às células.

Também melhora a resposta do corpo para combater o estresse e a ansiedade. Além disso, os mirtilos também melhoram a imunidade, o que, mais uma vez, desempenha um papel vital na redução do estresse.

2 – Chocolate amargo

Este pode ser um deleite final para os amantes de chocolate. Nem todos os chocolates têm o poder de combater o stress de forma eficaz, mas o chocolate amargo tem um efeito relaxante no corpo.

Estudos revelam que o consumo de chocolate amargo mostra uma redução do cortisol – o hormônio do estresse, aliviando assim o estresse. O cacau possui uma grande quantidade de antioxidantes que baixam a pressão sanguínea e relaxam os vasos sanguíneos.

Para um efeito calmante, opte por chocolates com mais de 70% de cacau, afirmam os especialistas.

3 – Abacate.

Se você não está tentando perder peso, o abacate pode ser benéfico no combate ao estresse. A fruta cremosa contém glutationa que bloqueia a absorção das gorduras responsáveis ​​pelo dano oxidativo.

A fruta também aumenta a saciedade e você se sente mais satisfeito. Isso reduz o estresse e promove uma saúde melhor. Como é rico em gorduras, considere limitar sua ingestão adicionando apenas metade de um abacate ao almoço.

4 – Castanha de Caju

As nozes sempre foram um ótimo lanche, mas os cajus têm uma vantagem adicional. A noz crocante contém proteínas e ômega-3 que reduzem os desejos e fazem você se sentir satisfeito. Eles são ricos em zinco que ajuda na prevenção do estresse.

A deficiência de zinco é uma das principais causas de estresse e ansiedade. Portanto, reabastecer seus estoques de zinco pode ajudar a prevenir o estresse por completo.

Comer um pouco todos os dias pode parecer benéfico para qualquer pessoa. Além disso, também podem ser um ótimo lanche para quem está tentando emagrecer devido ao seu alto teor de proteínas.

5 – Salmão

Comer salmão tem muitos benefícios para a saúde, sendo o principal o alívio do estresse. O peixe é rico em ácido graxo ômega-3, um poderoso agente anti-inflamatório.

Estudos mostram que ajuda a reduzir o cortisol, o hormônio do estresse, bem como a adrenalina, e induz um efeito calmante. Pessoas que consomem salmão regularmente apresentam um nível de estresse reduzido em comparação com aqueles que não o fazem.

Além disso, o salmão também é um ótimo alimento para o coração.

Luiz Claudio Garcia

Um comentário em “Estresse: Os 5 Principais Alimentos Para Combate-lo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *