Dieta do Ovo: Como Fazer, Como Funciona?

Dieta do Ovo: Como Fazer, Como Funciona?

Veja como fazer e como funciona a dieta do ovo

Cada vez mais as pessoas estão se preocupando com sua saúde , estão procurando uma alimentação mais saudável, realizando atividades práticas, frequentando academias e, certamente, muitas delas estão realizando também dietas. Vamos falar aqui sobre a dieta famosa do ovo , procurando responder as dúvidas mais frequentes das pessoas que procuram conhecer este assunto.

Atualmente muitos existem tipos de dieta do ovo disponível na internet, prometendo uma perda equilibrada de peso e proporcionando uma alimentação mais saudável. Mas certamente que toda a dieta deve ser realizada juntamente com uma alimentação regenerada e além da prática de exercícios regulares e o consumo moderado de bebidas alcoólicas.

Dieta do ovo – De onde surgiu?

As dietas são assunto muito comentado entre as pessoas, segundo pesquisas em torno de 77% das pessoas que realizaram alguma dieta o fez por contra própria, muitos através de livros, sites e influenciadores da internet . Apesar de muitas pesquisas não se sabe ao certo quem criou uma dieta famosa do ovo . O que sabemos é que ela está muito famosa entre as pessoas. Porém, para os especialistas da área não existe muita fundamentação científica da sua eficácia.

Dieta do ovo – duração e quantidade

A dieta do ovo possui algumas variações, primeiro em relação ao tempo, que pode ser de 3 dias, 7 dias ou até 10 dias. Além da duração de tempo existe também a quantidade de ovos que são utilizados nesta dieta. Ou seja, pois as pessoas estão experimentando variações da dieta do ovo para obter o melhor resultado possível para seu organismo.

A dieta do ovo realmente emagrece?

Definitivamente, se a dieta do ovo for feita de forma correta, você certamente irá perder peso e isso dependerá de quanto se dedicar a esta dieta alimentar. Uma dieta do ovo certamente não é a penas o consumo indeterminado de ovos durante o dia.

A conta matemática em nossa alimentação em relação ao peso é muito simples. Se o nosso consumo diário de calorias for menor do que as calorias que consumimos, obviamente o resultado em nosso organismo é a perda de peso. Claro que estamos aqui falando em organismos saudáveis e sem alterações excessivas do metabolismo.

Mas realmente porque a dieta do ovo funciona?

O ovo possui um alto nível de proteína, geralmente em um ovo médio devemos ter 13 gramas de proteínas e perto de 143 Kcal. E esse é o aspecto mais importante quando falamos na dieta do ovo. Como ele possui uma quantidade elevada de proteína, ao consumi-lo, nosso organismo tem a sensação de saciedade, ou seja, comemos pouco, mas nos sentimos saciados.

Outro fator que auxilia na perda de peso quando ingerimos certa quantidade de ovo nesta dieta, vem do fato de que a digestão do ovo é mais lenta, e quanto mais lenta é a digestão de alimentos pelo nosso organismo, mais tempo levaremos para ter aquela sensação de fome e desta forma, acabamos ingerindo menos alimentos durante o dia.

Ou seja, se utilizarmos o ovo na alimentação pela manhã, no almoço e ao final da tarde, teremos esse processo triplicado, favorecendo assim nosso objetivo final.

Quando associada a exercícios físicos regulares, a dieta resulta em um aumento de massa muscular, desta forma se acelera o metabolismo do organismo, reduzindo de forma expressiva as gorduras do nosso organismo.

A dieta do ovo possui contraindicações?

De forma geral, a dieta do ovo não e prejudicial ao organismo, mas devemos levar algumas questões nesta análise. Sabemos que muitas pessoas são alérgicas a determinados alimentos, alguns ao leite, outros a frutos do mar, outros ao feijão. Portanto sempre que desejamos realizar um dieta e alimentos específicos, devemos ficar atentos a esta questão que é muito séria.

A dieta do ovo não é recomendada pra pessoas que possuem certas comorbidades como por exemplo doenças renais, insuficiência renal crônica ou como dito anteriormente, tenham alergia ou sejam intolerantes ao ovo.

Pessoas que possuem a diabetes ou até mesmo que tenham problemas cardiovasculares devem evitar o consumo elevado do ovo, para que se mantenha os níveis de glicemia e colesterol em níveis elevados no organismo.

Como fazer a dieta?

Quando desejamos iniciar a dieta do ovo, podemos incluir de 2 a 4 ovos, divididas em duas ou mais refeições que fazemos diariamente. Mas certamente cada pessoa vai encontrar a maneira mais eficaz de fazer esta divisão de proteínas durante o dia.

Sabe se que existem variações desta dieta, levando 3 dias, 7 dias ou até 10 dias. Como elas são dietas de pouco tempo, podemos ir realizando estas dietas e verificando qual se encaixa melhor no nosso ritmo de vida, o quanto ficamos saciados, e o quanto conseguimos perder de peso em cada uma destas versões.

Portanto o ideal é sempre acertar a dieta ao seu organismo, pois cada pessoa possui um metabolismo diferente, e recomenda-se sempre que houver dúvidas a procura de um profissional especializado. Neste caso se sentir dúvidas sobre como proceder, faça uma consulta com um nutricionista.

Exemplo de cardápio

Cada pessoa pode associar sua alimentação quando se está realizando a dieta, isso varia de pessoa para pessoa, pois cada um de nós temos preferências por determinados alimentos.

Algumas pessoas dizem que é suficiente o consumo de um ovo cozido em torno de meia hora a 40 minutos antes das refeições do dia-a-dia. Isso faz com que se diminua a saciedade do organismo diminuindo assim a ingestão de uma quantidade maior de alimentos.

Outras pessoas já associam o ovo a sua dieta e alimentação normal, aproveitando para realizar a dieta do ovo junto com uma alimentação mais saudável. Vamos ver um exemplo.

Durante o café da manhã podemos comer dois ovos cozidos, ao mesmo tempo em que toma uma xícara de café sem açúcar.

No almoço pode se associar a ingestão de 2 ovos cozidos com um filé de peixe grelhado ou filé de frango, junte-se a isso uma bela salada de folhas verdes e terá uma refeição saudável.

No jantar novamente faça a ingestão de 3 ovos cozidos, novamente um filé de frango ou peixe e associe com vegetais refogados de sua preferência.

Lembrando que o consumo de outros alimentos juntamente com uma dieta  é de escolha de cada pessoa, cada um pode associar seu alimento preferido. Porém, sempre lembrando de utilizar os alimentos saudáveis ​​e pouco calóricos consumidos e assim certamente a dieta do ovo lhe trará excelentes resultados.

Leia Também:

Por Que Você Está Gordo
A Importância do Sono Para Uma Vida Plena e Saudável
Cerveja Engorda? O Que é Mito ou Verdade?

Luiz Claudio Garcia

3 comentários sobre “Dieta do Ovo: Como Fazer, Como Funciona?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *