Como Orientar Seu Filho Sobre Segurança Alimentar

Como Orientar Seu Filho Sobre Segurança Alimentar

Como Orientar Seu Filho Sobre Segurança Alimentar – Já tratamos aqui no blog sobre o tema da segurança alimentar, tema muito importante para nossa saúde e bem-estar. Voltamos novamente ao tema para sugerir métodos para que você possa orientar seu filho. Sabemos que nós como pais devemos cuidar de todo o processo educativo de nossos filhos, portanto repassar conhecimentos necessários a um crescimento saudável e adequado a realidade atual é tarefa que devemos desempenhar em todos os momentos. Vamos mostrar maneiras mais lúdicas de como ensinar seu filho sobre os temas da segurança alimentar, tratando os temas de forma simples e divertida.

Sabemos que não devemos deixar apenas que a escola trate destes e de outros temas junto a nossos filhos. Pois temos papel importante na formação da personalidade da criança. Trabalhar conjuntamente com a escola fortalece vínculos, aumenta o conhecimento e proporciona a verdadeira transmissão do conhecimento e de valores a toda a sociedade.

Vamos proporcionar aqui neste artigo e demonstrar que a segurança alimentar é uma das mais valiosas lições que você pode passar ao seu filho.

Priorize questões sobre a segurança alimentar

Sabemos que o tema da segurança alimentar é um tema complexo e possui uma infinidade de temas que podem ser trabalhados. A dica aqui importante é começar a trabalhar com seu filho os temas mais simples e mais fáceis de serem realizados e praticados no dia-a-dia. Tratar de temas mais complexos inicialmente pode não trazer os melhores resultados. Existem milhares de dicas que devem ser trabalhadas do nível de menor complexidade para o mais alto.

Divirta-se ensinando

Certamente as crianças adoram se divertir, gostam de coisas lúdicas, dinâmicas, e quando aplicamos esta metodologia, certamente o aprendizado se torna muito mais concreto. Devemos ser criativos e procurar tratar os temas da segurança alimentar através de jogos, de brincadeiras. Certamente se você procurar na internet, vai encontrar livros divertidos, jogos e outros materiais que tratam deste tema. Mas tente sempre ter um feedback do aprendizado de seu filho. Esteja sempre relembrando e fomentando o assunto ao qual ensinou.

Peça para que ele transmita aos amigos, aos parentes e aos coleguinhas da escola, isso faz com que o aprendizado se fixe de forma permanente.

Nunca repreenda seu filho

Certamente todos nós gostamos de ser tratados com carinho, com educação e de forma amigável. Nossos filhos certamente não são diferentes. Na escola sempre aprendemos mais e mais efetivamente quando o diálogo do professor com a turma é feito com um tratamento de respeito mútuo.

Portanto caso seu filho não esteja concentrado ou não queira naquele momento tratar deste tema, deixe para depois, não fique zangado, nem chame a sua atenção. Sempre vai existir um momento melhor para ter essa conversa com seu filho. Caso ele também não consiga compreender imediatamente a lição que você ensina, tenha paciência e retome o assunto novamente em momento posterior.

Use situações da vida real para explicar sobre a segurança alimentar

Sabemos que a vida real é o melhor professor que podemos ter, o aprendizado pela vida é muito mais concreto. Uma grande dica é pedir ajuda ao seu filho enquanto estiver manuseando alimentos ou fazendo as refeições. Neste momento vá ensinando a ele os procedimentos corretos que devem ser efetuados em cada situação.

Chame-o para ajudar a guardar as compras que fizeram no mercado, vá mostrando como se deve acondicionar cada um dos tipos de alimentos que comprou. Pergunte sempre se ele possui alguma dúvida e caso ele tenha explique calmamente, de forma tranquila e agradável.

Mostre a ele como se lava os alimentos. E ao terminar as refeições peça auxílio para guardar os alimentos que sobraram explicando também como devemos guardar os alimentos prontos.

Lembre-se de sempre tornar esse momento o mais agradável possível, tratando com carinho e o incentivando ao aprendizado concreto.

Como orientar seu filho sobre segurança alimentar pelo exemplo

Sempre ouvimos aquela expressão “tal pai tal filho” e isso é uma pura verdade. Sabemos que as crianças sempre seguem exemplo de pessoas as quais convivem, de pessoas que amam e que querem seguir. Sempre soubemos de casos de alunos que escolheram tal profissão porque tiveram professores que foram seus exemplos de vida. E para muitas crianças seus pais são seus heróis e exemplos de vida.

Portanto, para que seu filho siga as recomendações e procedimentos corretos de segurança alimentar, procure sempre realizar as atividades de forma correta, para que você seja o exemplo para seu filho.

Sempre que esteja manuseando alimentos seja em todos os processos da segurança alimentar, procure ir demonstrando para seu filho, necessariamente não em palavras, mas em atos. O que você diz ao seu filho deve ser realmente aquilo que pratica em seu dia-a-dia.

Transforme o aprendizado em um evento divertido

Uma maneira agradável e divertida de apresentar as regras de segurança alimentar é criar uma atividade especial para que seus filhos demonstrem o que aprenderam sobre segurança alimentar. Você pode pedir aos seus filhos que façam o almoço em um dia específico, pode criar uma festinha convidando os amigos de seus filhos e pedir para que eles preparem os alimentos que serão servidos e ao mesmo temo incentivá-los a demonstrarem aos amiguinhos o que aprenderam sobre segurança alimentar.

Certamente seu filho ficará muito motivado a compartilhar com os coleguinhas os aprendizados que adquiriu sobre este tema. Agindo desta forma você estará contribuindo para que seu filho cresça adquirindo hábitos saudáveis e contribuindo para que possamos erradicar os problemas que ocorrem devido ao incorreto manuseio de alimentos. E para além disso fortalecerá seus laços com o bem mais precioso que possui.

Deixe um comentário sobre o texto: Como Orientar Seu Filho Sobre Segurança Alimentar.

Luiz Claudio Garcia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *