Benefícios do Ovo: Conheça os 6 Principais

Benefícios do Ovo: Conheça os 6 Principais

Conheça alguns dos vários benefícios do ovo para a nossa saúde

Benefícios do Ovo – O ovo é um alimento consumido a séculos pelas populações, ele é um alimento de origem animal muito apreciado atualmente. Ele pode ser considerado um coringa dentro da cozinha, e pode ser utilizado em diversas receitas e pratos culinários.

Ele é basicamente composto por três partes, a casca, a clara e a gema.

A casca é basicamente formada de carbonato de cálcio, possuindo ao seu redor uma leve película. Já a clara, aquela substância de aparência gelatinosa e viscosa, composta de albúmem e rica em proteína. Por fim temos a gema do ovo, de cor amarelada, localizada na parte central do ovo, possuindo um formato esférico e é nesta parte da estrutura do ovo que vamos encontrar a parte que possui maior quantidade de calorias.

Composição do ovo

O ovo possui em sua composição, proteínas, vitaminas e minerais. Destaca-se as vitaminas do grupo A, D, E e as do complexo B. Ainda possui importantes minerais como o fósforo, cálcio, zinco e selênio. As vitaminas A, B e E estão localizada exclusivamente na gema. Conheço muitas pessoas que evitam comer a gema devido aos boatos de que ela possui grande quantidade de colestero, portanto ao evitar a gema estamos retirando todas estas vitaminas de nossa alimentação.

Podemos encontrar também na composição do ovo alguns sais minerais, dois elementos chamados de colina e amina, que são importantes no desenvolvimento de nosso sistema central.

A quantidade de ferro contida no ovo é praticamente muito baixa.

O ovo e seus benefícios

Vamos destacar aqui seis benefícios do ovo, que uma alimentação baseada no consumo diário, pode proporcionar ao nosso organismo favorecendo assim nosso bem-estar e nossa saúde. Lembrando eu o consumo adequado do ovo não aumenta o colesterol como se pensava antigamente. Recomenda-se o consumo de 4 a 9 ovos inteiros por semana, para que se obtenha os benefícios necessários à saúde.

Benefícios do ovo no combate a anemia

Sabemos que a anemia é o estado em que o número de hemácias, a quantidade e glóbulos vermelhos e o teor da hemoglobina estão abaixo dos níveis toleráveis para o equilíbrio do organismo. Isso gera um abatimento e uma sensação de fraqueza no indivíduo.

O ovo possui além de ferro, vitamina B12 e ácido fólico, nutrientes que são essenciais na formação das hemácias. O ácido fólico tem papel fundamental na estimulação de produção de células do sangue e hemoglobina, cuja principal função é levar o oxigênio dentro os glóbulos vermelhos. Por isso a importância do consumo de ovos na prevenção da anemia.

Consumo do ovo e a melhora da memória

A gema do ovo, é extremamente rica em duas substâncias importantes que auxiliarão na melhoria da memória. A gema possui a colina, um nutriente pertencente as vitaminas do complexo B, ela tem papel fundamental na formação do neurotransmissor “acetilcolina” que tem com função regular a memória.

Possui ainda os elementos triptofano e selênio, estes elementos além de melhorar a memória podem reduzir significativamente o desenvolvimento de doenças como o Alzheimer, pois atuam no sistema neurológico.

Favorece a perda de peso

Já tratamos neste blog sobre a dieta do ovo, o qual foi abordado as potencialidades do ovo no processo de emagrecimento. Para um maior esclarecimento, recomenda-se a sua leitura.

Basicamente o ovo é rico em proteínas e possui um processo de digestão mais lento. Neste caso o consumo do ovo antes de cada refeição irá fazer com que nosso organismo se sinta mais saciado evitando assim o consumo exagerado de outros alimentos. Da mesma forma a sua lenta digestão também proverá o mesmo resultado de saciedade, evitando que se tenha fome a todo momento. Desta forma quanto maior for o consumo de ovo mais irá ajudar no processo de emagrecimento.

Aumenta a quantidade de colesterol bom HDL e diminui a absorção de colesterol no intestino.

Sabe-se por estudos científicos, que 80% do colesterol que circula em nosso organismo é produzido pelo fígado e apenas 20% através de nossa alimentação. E ainda uma boa notícia que advém destes estudos científicos é que apenas 30% deste colesterol provindo da alimentação é absorvida para nosso organismo quando chega ao intestino. Para fechar com chave de ouro este colesterol absorvido no intestino tem pouca relação com o colesterol ruim presente em nosso organismo o LDL.

Como o ovo é rico em lecitina, que é uma substância que atua no metabolismo das gorduras, acaba proporcionando um aumento na queima de gordura. Devido a possuir grande teor de ácidos graxos insaturados, proporciona a redução de gorduras reduzindo inclusive o colesterol ruim.

Favorece o aumento de massa muscular

Todos nós vemos todos os dias, os influenciadores da internet, principalmente aqueles que tratam o tema fitnes mostrando suas dietas. E uma das que mais observamos é o grande consumo de ovos que eles fazem quando praticam atividades físicas denominados treinos. Estamos certos que eles realmente sabem que o consumo do ovo pode proporcionar o aumento de sua massa muscular. O ganho da musculatura se dá pelo fato do ovo ser rico em proteínas, principal elemento na formação dos músculos de nosso corpo.

Luiz Claudio Garcia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *