Benefícios do Açafrão: Conheça Essa Especiaria Milagrosa

Benefícios do Açafrão: Conheça Essa Especiaria Milagrosa

Conheça os benefícios do açafrão para a sua saúde

Benefícios do Açafrão – O açafrão, açafrão-da-terra, raiz-de-sol, gengibre amarelo, açafrão-da-índia, também conhecido como cúrcuma, de cor amarelo-alaranjado é uma especiaria cultivada desde a antiguidade, pertencente à família do gengibre.

A planta é originária da Ásia, principalmente Índia e Indonésia e no Brasil é muito utilizado na culinária, sendo utilizada em muitos pratos de várias regiões brasileiras.

O açafrão se parece com um gengibre, e o seu plantio acontece nos meses de agosto e setembro.

Após iniciar o brotamento, ele levará cerca de um ano para chegar em seu momento de colheita e isso acontece quando todas as suas folhas secam e a partir deste momento, deve se lavar seus bulbos, cortá-los e deixar que sequem ao sol.

Finalmente tritura se e o resultado será um pó fino e amarelo que pode ser utilizado tanto na culinária quanto para benefícios em sua saúde.

Como se usa o açafrão na culinária?

Na culinária podemos utilizar o açafrão em vários pratos como tempero. Utiliza-se muito no famoso frango caipira goiano, em sopas, omeletes, e caldos, sendo sua função mais comum dar a cor amarelada ao arroz. É especialmente utilizado na culinária árabe e na gastronomia asiática.

O açafrão basicamente é utilizado em pratos salgados, ele não é uma especiaria apenas para dar aquela cor amarela aos pratos, da mesma forma que se usa o urucum, ele vai além de apenas ter uma cor alaranjada, ele dá um sabor especial ao prato.

Normalmente podemos substituir o urucum ou o extrato de tomate dos pratos pelo açafrão, ou seja, basicamente podemos fazer esta troca, porém em termos nutricionais e benefícios para a saúde o açafrão é em dúvidas o melhor.

Benefícios do açafrão para a saúde

Muitas pessoas utilizam o açafrão no dia-a-dia para ter benefícios em sua saúde e melhorar a qualidade de vida. Muitos estudos estão sendo realizados para se obter todos os benefícios que o açafrão pode proporcionar para nossa saúde e várias potencialidades já foram confirmadas.

É uma especiaria realmente especial, que traz inúmeros benefícios para a nossa saúde, e aqui vamos destacar algumas delas, porém não se resumem a apenas estes poucos benefícios, sendo utilizado para outros inúmeros fins.

O açafrão e a nossa imunidade

O açafrão da terra ajuda a aumentar a imunidade do nosso corpo, ele possui uma substância chamada de curcumina a qual tem a potencialidade de fortalecer nosso sistema imunológico. Ela equilibra a microbiota do organismo reduzindo assim fatores que afetam o nosso sistema imunológico.

Ele possui uma ação antioxidante, possui ação anti-inflamatória, combate vírus, bactérias, fungos e até o diabetes. Estudos demonstram que este princípio ativo também favorece a desintoxicação do fígado, eliminando substancias químicas indesejáveis ao nosso organismo.

A ação do açafrão na atividade cerebral

Acreditem, por incrível que pareça ele possui ações fantásticas em nosso organismo, pois possui a capacidade de interferir até nas funções cerebrais. Aumentam a atividade neurotrófica e possibilita o aumento do número de neurônios realizando um número maior de sinapses entre eles e dessa forma deixa o cérebro mais ativo, reduzindo assim a possibilidade de pessoas adquirirem quadros de Alzheimer além de reduzir a formação de compostos que são formados quando o indivíduo apresenta doenças neurodegenerativas tal como Parkinson e Alzheimer.     

Benefícios do açafrão como agente antioxidante

Sabemos que as substâncias antioxidantes, são aquelas que possuem a capacidade de proteger as nossas células contra os radicais livres que são normalmente produzidos em nosso organismo.

Esses radicais livres são extremamente prejudiciais ao funcionamento do nosso organismo, podendo levar a doenças degenerativas e inclusive levar a morte celular.

O açafrão possui grande ação antioxidante, combatendo assim os radicais livres do organismo, ajudando a eliminar estes radicais livres, evitando assim o aparecimento de várias doenças, inclusive doenças cardíacas.

O açafrão e sua relação com atividades físicas e recuperação da musculatura

Para os esportistas de plantão uma outra grande notícia, ele proporciona a diminuição daquelas dores que nos incomodam depois de realizarmos exercícios físicos, e agindo ainda na recuperação rápida da musculatura dentre as pessoas que costumam fazer exercícios semanalmente e tem como hábito esta rotina.

O açafrão no combate a acne

Para os adolescentes que sofrem muito com a formação de acnes, a boa notícia é que o açafrão é muito eficaz no tratamento, pois devido as suas propriedades antissépticas e antibacterianas

Uma receita muito simples de se fazer para combater espinhas e acnes é misturar duas colheres de açafrão com mais ou menos duas colheres de sopa de mel, passando o resultado desta mistura nas áreas em que se possui acnes. Deixe repousar em torno de 30 minutos e após faça a lavagem do local da aplicação. Recomenda-se repetir este processo até o completo desaparecimento da acne.

 

Leia também:

Intoxicação Alimentar: 6 Maneiras de Preveni-la.
Dieta do Ovo: Como Fazer, Como Funciona?
A Importância do Sono Para Uma Vida Plena e Saudável

Luiz Claudio Garcia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *